18 janeiro 2005

Uma marca histórica

Recentemente o instrutor de mergulho técnico Mark Ellyat, de Phuket, Tailândia conseguiu quebrar uma incrível marca: O mergulho solo mais profundo da história, chegando a 313 metros, com o suporte de 12 mergulhadores.
A descida até a referente profundidade durou meros 12 minutos, e Mark utilizou-se de apenas 60 segundos para verificar a marcação e confirmar a quebra do recorde. Em compensação a subida levou 6 horas e 40 minutos.
O regulador escolhido por Mark para a façanha foi o MARES MR22 Abyss, que teve uma excelente performance em condições difíceis, como a temperatura quase congelante da água abaixo dos 200 metros e a alta demanda de gás.
Foi o primeiro mergulho solo realizado abaixo dos 300 metros em que o mergulhador não sofreu nenhum tipo de complicação relacionada com descompressão.

1 comentário:

Luis Pereira disse...

Cara Filipa,

Existem vários tipos de mergulho em apneia, nomeadamente com barbatanas, sem barbatanas, com peso constante, com peso variável, etc., etc.

O recorde de profundidade actual é pertença de Peter Pedersen, Dinamarquês, que em 18.07.2003 atingiu os 200 metros. Marca interessante, sem dúvida, e que nos leva a questionar a capacidade do organismo humano perante um meio adverso.

Aproveito para dar os meus sinceros parabéns pelo excelente blogue, que visito regularmente.

Cumprimentos